Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de junho de 2011

1º FEIRA DE SEMENTES CRIOULAS DE ORTIGUEIRA - PR


Ortigueira se prepara para a 1º Feira de Fementes Crioulas  o evento tem o objetivo de Criar um espaço de troca de sementes entre as famílias de varias regiões de Ortigueira e do Estado.
Aumento e a melhor distribuição da renda familiar, maiores opções para a comercialização;
Fortalecer a produção, construir autonomia e distribuir sementes crioulas.
Semente crioula é vida e patrimônio dos povos. Agregam sabedoria milenar, experiência, cultura, mística e biodiversidade. Para as comunidades, grupos e movimentos sociais, organizar a feira de sementes crioulas é fundamental para fortalecer a produção, construir autonomia e distribuir sementes. E, para manter a qualidade e a saúde das sementes precisamos ampliar nosso conhecimento técnico, observar nossas lavouras, registrar informações e partilhar as experiências e os conhecimentos. Semente crioula é legal, e as nossas leis agora reconhecem que camponeses e camponesas possam plantar e produzir sua semente crioula, fazer seu financiamento e possibilitar que mais pessoas tenham acesso a esse maravilhoso material genético.

A feira será organizada pelos alunos do curso de Agroecologia do IFPR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ortigueira filiado a FETAEP, SENAR, Prefeitura Municipal.